INTERSINDICAL APRESENTA RESULTADO DE PESQUISA COM DIRIGENTES E MILITANTES SOBRE TRABALHADORES TERCEIRIZADOS

O Grupo de Trabalho sobre terceirizados da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora realizou pesquisa voltada para os dirigentes e os militantes da Central com o objetivo de entender a relação dos sindicatos com os trabalhadores terceirizados e identificar interesses e possibilidades acerca da organização sindical destes trabalhadores.

O objetivo da pesquisa foi de fazer um diagnóstico mais apurado no contexto dos sindicatos e da base da Intersindical como um todo para avançar na organização sindical dos trabalhadores terceirizados e, portanto, para avançar na melhor organização da classe trabalhadora e seus setores mais explorados e precarizados, que ganham ainda mais destaque no que diz respeito a sua subalternidade neste contexto de pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa foi lançada no dia 7 de maio deste ano de 2020 conforme tratamos em matéria (ver aqui). No total, foram 88 respostas, sendo 74 respostas válidas de 36 sindicatos e oposições sindicais, de 15 estados de ramos/atividades como o dos Trabalhadores do Ramo Químico, Financeiro/bancário, Educação, Saúde, Serviço público em geral (como funcionalismo público municipal e estadual, judiciário federal, gestão ambiental, trabalhadores do IBGE, técnicos administrativos Universidades Federais, IFES e USP), dentre outros ramos/atividades como Petroleiros e jornalistas.

O Olhar de Classe e o Observatório do Trabalho Precário apresenta o relatório da pesquisa que contém um panorama geral das respostas seguido de uma análise por ramo/atividade e seus respectivos sindicatos, a partir de uma análise individualizada e articulada das respostas. Ao fim, foi apresentada a proposta de criação do OBSERVATÓRIO DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS, que conforme entendimento da Direção Nacional da Intersindical será lançado nos próximos meses.

Confira aqui relatório de pesquisa completo: Relatorio_dirigentes-militantes-assessores_terceirizados

Leave A Comment