DESIGUALDADE NA COMIDA – É HORA DE MUDAR!

Desigualdade e sofrimento humano nas cadeias de fornecimento dos supermercados. Novo relatório da Oxfam.

Ter acesso a boa comida é uma meta civilizatória, necessária ao bem viver. A Oxfam* elaborou mais um relatório que marca o lançamento de uma nova campanha para denunciar a exploração econômica enfrentada por milhões de pequenos agricultores e trabalhadores nas cadeias de fornecimento alimentar e mobilizar a força das pessoas em todo o mundo para ajudar a acabar com isso. O Olhar de Classe apoia essa iniciativa!

O relatório, que pode ser lido em resumo em português (acesse aqui) apresenta novas evidências de que a renda dos agricultores vem sendo arrochada de forma brutal, os baixos salários são generalizados e os direitos trabalhistas negados a pessoas que trabalham para fornecer diferentes produtos a supermercados em todo o mundo.

As pesquisas realizadas com trabalhadores das cadeias de fornecimento de supermercados em vários países concluíram que a grande maioria tem dificuldades para alimentar adequadamente suas próprias famílias, constatam que as mulheres arcam com o fardo mais pesado e se encontram nas posições com menos garantias e menor remuneração das cadeias de fornecimento alimentar, bem como assumindo a maior parte do trabalho não remunerado nas pequenas propriedades familiares e tendo sua participação em posições de poder negada constantemente, gerando uma indústria alimentar bilionária e concentrada nas mãos de poucos poderosos, como as redes gigantes de supermercados.

Vale a pena conferir o estudo. Além de tudo, ele recomenda medidas por parte de consumidores, governos, pequenos agricultores e supermercados com vistas a reduzir essas desigualdades (ver página 25 do relatório resumido em português). Propõe também um abaixo assinado para que supermercados americanos e europeus mudem seu modelo de negócio para priorizar uma maior transparência sobre a procedência dos alimentos e evitar que a comida seja produzida com sofrimento humano, pobreza, discriminação contra as mulheres, péssimas condições de trabalho e salários de fome. Assine aqui a petição!

O relatório completo pode ser também acessado em espanhol (acesse aqui) e inglês (acesse aqui).

Boa leitura!

É hora de mudar!

Para que todos(as) tenham boa comida na mesa!

*A Oxfam é uma confederação internacional de 20 organizações trabalhando em rede em mais de 90 países, como parte de um movimento global pela transformação, com o objetivo de construir um futuro livre da injustiça da pobreza.

 

 

 

Leave A Comment