O Olhar de Classe reproduz o artigo de Juliano Fujita que apresenta o Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas em Valinhos e as primeiras iniciativas já em curso. Veja no portal pé de figo o artigo original (ver aqui).
Minha primeira coluna aqui no Pé de Figo Agroecologia será de apresentação do Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas e nossas primeiras iniciativas. Esta coluna será um espaço de divulgação das propriedades, dos produtos e serviços de nossa região, na área agrícola.
Irei também trazer dicas e informações sobre a certificação participativa orgânica, sobre a transição de propriedades da agricultura convencional para a agricultura agroecológica e iniciativas de redução de uso dos agrotóxicos, como prevê a Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNARA).
O Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas, em parceria com a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC) e a Central de Cooperativas Unisol Brasil tem realizado um conjunto de parcerias em nossa região, como o Instituto Pluricidade, o Centro de Formação e Lazer (CEFOL), o Sindicato dos Químicos Unificados, a Rede Livres e o Portal Pé de Figo. Mais recentemente, dialogou também com iniciativas da Embrapa Territorial.
Nosso principal objetivo é desenvolver ações de assessoria técnica rural junto aos agricultores e agricultoras familiares no Circuito das Frutas, com foco no desenvolvimento e melhoria de seus produtos in natura e beneficiados. Com ênfase na produção e certificação orgânica e da agroecologia. Estratégias de redução do uso de agrotóxico (PNARA).
Nossas ações serão focadas em:
- Levantamento de informações técnicas sobre a agricultura familiar no Circuito das Frutas;
- Mapeamento dos agricultoras(es) familiares;
- Mapeamento dos produtos in natura e beneficiados da agricultura familiar no Circuito das Frutas;
- Desenvolvimento de ações de assessoria técnica rural, com ênfase as práticas de transição orgânica, agroecológica e de estratégias de agregação de valor;
- Desenvolvimento de parcerias e novas oportunidades para a divulgação dos produtos e de comercialização;
- Acompanhamento dos Grupos participantes do Sistema Participativo de Garantia – ANC;
- Desenvolvimento do Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar no Circuito das Frutas.
Em nosso primeiro mês já realizamos 15 visitas a propriedades rurais e também diversas reuniões com parceiros já consolidados e novos parceiros, como a Embrapa Territorial.
Participamos também das reuniões na Câmara de Vereadores de Valinhos sobre a regulamentação da Área de Proteção Ambiental Serra dos Cocais e acompanhamos com bastante tristeza o incêndio do dia 29 de julho, que se iniciou no pé da serra dos cocais e atingiu diversas áreas. Por coincidência, o incêndio se iniciou em uma área que tem solicitação de loteamento para fazer condomínios.
Estamos também contribuindo com o Movimento Mobiliza Plano Diretor Valinhos visando estimular a participação da sociedade civil nessa importante discussão que irá definir os rumos e as estratégias de desenvolvimento de nossa cidade. Por isso, dia 07 de agosto tivemos uma Aula Pública sobre Plano Diretor e Participação Cidadã.
Em nossa próxima coluna esperem novidades sobre a agricultura familiar e a produção orgânica em nossa região.
Juliano Fujita – Técnico Agropecuário, Coordenador do Projeto Agroecologia no Circuito das Frutas e assessor técnico da UNISOL Brasil e da ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região)

Leave A Comment