MULHERES NA MIRA DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA: APONTA DIEESE

O 8 de março é historicamente marcado pela luta das mulheres. Luta por melhores condições de trabalho, por direitos e salários iguais, são aspectos que marca este dia que ganha força a cada ano, em especial em tempos de avanço da extrema-direita e de ataque aos direitos.

No Brasil, a data ganha contorno especial, considerando também que se encontra na presidência da República Jair Bolsonaro, um inimigo declarado da luta das mulheres que já chegou a afirmar que “mulher deve ganhar salário menor porque engravida”.

Não bastasse estar no plano das declarações, o que parece ser um ódio ao feminino ganha forma na PEC 06/2019 que trata da assim chamada reforma da previdência. No fim das contas, trata-se do fim da previdência, em especial para os trabalhadores e as trabalhadoras mais pobres que tem na previdência pública um real programa de inclusão social.

O DIEESE lançou, nos marcos deste 8 de março de 2019, a nota técnica 202 intitulada de “PEC 06/2019: as mulheres, outra vez, na mira da reforma da previdência”. O Olhar de Classe disponibiliza abaixo a nota em sua íntegra. Leia e entenda o que está por detrás do cínico discurso do governo de que trata-se de uma reforma para “combater privilégios”, em especial no que diz respeito ao impacto na vida das mulheres.

Ver nota aqui

Leave A Comment