O Brasil tem assistido nos últimos dias declarações repugnantes em prol da celebração da ditadura militar de 1964, a exemplo da determinação do presidente Jair Bolsonaro para os quartéis do exército celebrar o golpe.
O Olhar de Classe reproduz o vídeo do portal Esquerda Online que reflete os 55 anos da “noite longa” que se iniciou em 1º de abril de 1964. Com ingerência direta do imperialismo norte americano, o golpe interrompeu o impulso popular advindo das reformas do presidente João Goulart como a nacionalização das refinarias, anúncio pela reforma agrária e mais controle sobre remessas de lucro ao exterior.
Como retrata o curto vídeo, a promessa era impedir uma “ditadura comunista” e restaurar a ordem, mas quem implantou uma ditadura foram os militares, ficando 21 anos no poder, perseguindo dirigentes sindicais, criminalizando as lutas por salários e condições de trabalho, assassinando opositores, praticando estupros, torturas e toda sorte de atrocidades.
O lamentável é que ainda hoje haja quem negue o fato, já devidamente registrado na história por meio de livros didáticos, diversos filmes e livros, e pela memória de muitos que sofreram na carne, como os filhos de pais assassinados e desaparecidos políticos.
Que a “noite longa” nunca mais se repita deve ser um compromisso de todos e todas que amam o Brasil.
Ditadura Nunca Mais!
Leave A Comment