VENENO NA TORNEIRA: “COQUETEL” COM 27 AGROTÓXICOS É ENCONTRADO NA ÁGUA DE 1 EM CADA 4 MUNICÍPIOS BRASILEIROS

O veneno que já se sabia estar na mesa dos brasileiros agora aparece na água. Segundo dados do Ministério da Saúde, tratados em investigação conjunta pela Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye, foi encontrado um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017.

Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. Entre os locais com contaminação múltipla estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis e Palmas.

Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.

Enquanto isso, em 100 dias o governo Bolsonaro já liberou 152 novos agrotóxicos, segundo matéria reproduzida recentemente pelo Olhar de Classe. Reproduzimos matéria completa do portal Repórter Brasil que reflete a dramaticidade da situação vivida por milhões de brasileiros, que agora contam com veneno na torneira.

Veja matéria completa aqui

Veja se sua cidade está contaminada aqui

Leave A Comment