Segurança Alimentar Mundial – Reportagem da Telesur

O Olhar de Classe reproduz essa importante reportagem da Telesur realizada no dia 13 de junho de 2018 e exibida no dia 24 de junho no canal da Telesurtv (ver aqui) que trata da questão da insegurança alimentar num mundo em que se produz alimento em abundância mas que tanta gente passa fome.

O vídeo problematiza os alimentos como mercadoria e o progressivo controle da produção e distribuição por corporações transnacionais, em especial as americanas, que controlam desde as sementes, passando pela produção e chegando na distribuição.

Trata também do desperdício de alimentos (na América Latina, 15% do alimento produzido é desperdiçado), privatização da água, da terra e retrata as políticas que tem beneficiado desde a década de 70 os latifundiários nos vários países.

Destacamos a entrevista do engenheiro agrônomo da Rede de economistas de esquerda do Uruguai (REDIU) Ruben Elías que trata da divisão internacional do trabalho e o papel subordinado da América Latina, ressaltando o aspecto da estrangeirização das terras, a expulsão de populações camponesas e faz um chamado à resistência, questionando a medida de nossa soberania enquanto países latino-americanos.

Fica o convite para assistir o vídeo, que reflete a crise do capitalismo nas suas variadas dimensões, especialmente na sua dimensão humana, energética e ecológica e faz um chamado à necessária segunda independência de nossos povos.

O vídeo contém 21 minutos e está em espanhol e seu original pode ser visto aqui no canal da Telesur .Reproduzimos abaixo o vídeo postado no youtube.

Assista, curta, compartilhe!

 

Leave A Comment